sexta-feira, 16 de setembro de 2016

JUSTIÇA: QUERER ARRANJAR A IMAGEM DE UM CORRUPTO É MEXER NA CULTURA DA MAIOR LADROAGEM DO MUNDO







O TERMÔMETRO DO MERCADO APÓS AS DENÚNCIAS CONTRA LULA.

A abertura dos mercados nesta quinta-feira (15) não demonstrou aflição ou preocupação dos investidores com o Brasil.

Depois da denúncia do Ministério Público Federal contra o ex-presidente Lula, a abertura dos negócios seria um bom termômetro de como os operadores do mercado receberam o avanço da justiça sobre Lula com tamanha veemência.

As acusações dos procuradores de Curitiba estão fundamentadas em evidências, não em provas, mas a avaliação é de que a vigor das denúncias pode forçar um afastamento de Lula do cenário político e um enfraquecimento da oposição contra as reformas e medidas de ajuste fiscal que precisam ser aprovadas pelo Congresso Nacional.

Nos cenários mais recentes de economistas e analistas sobre o Brasil há uma separação bem clara entre as perspectivas para a economia e os riscos que podem frear a recuperação que pode já ter começado e é dada como certa para 2017.

No quadro do risco o principal item é a política. Um agravamento da situação de Lula na justiça sempre esteve na cabeça dos analistas, mas era difícil imaginar a intensidade e quando isto poderia acontecer.

Esta expectativa já foi colocada “no preço” há muito tempo, desde que a escuta telefônica liberada pelo juiz Sergio Moro – com a conversa entre Lula e a ex-presidente Dilma - derrubou as chances do líder do PT se proteger da força tarefa de Curitiba, já que não teria mais acesso ao foro privilegiado.

 Desde então, o Partido dos Trabalhadores veio colecionando derrotas políticas e debilitando a força de seu maior representante.

Com Lula mais distante da chance de ser candidato à presidência da República em 2018 e com PT combalido no Congresso, melhoram as chances de o governo realizar o ajuste fiscal e de recuperação da economia.

Mesmo diante da alta reprovação popular de Michel Temer, o que dá algum conforto aos investidores é a equipe econômica formada e liderada por Henrique Meirelles.

O que há de mais preocupante na visão dos analistas, é o quanto a operação Lava Jato pode avançar sobre a cúpula do governo de Temer – isto sim poderia atrapalhar os avanços esperados.


O anúncio do pacote de concessões feito há dois dias foi “música para os ouvidos” dos investidores, segundo o economista Gesner Oliveira, especialista em investimentos em infraestrutura.

“A lista de projetos parece razoável, mesmo sendo tudo que já se conhecia dos pacotes anteriores, não tem muito que inventar. A inclusão do saneamento foi feliz, muito positivo introduzi-la como prioritária.

Eles não entraram em detalhes na forma de financiamento, no sistema de garantias e nos detalhes dos projetos, mas isso é natural. As informações virão nos editais, pre-editais e só o fato do governo ter anunciado que haverá tradução para inglês e distribuição no exterior já é muito positivo porque aumenta a concorrência dos leilões. Eu esperaria um pouco mais de informação para fazer estimativa impacto economia, disse Oliveira em conversa exclusiva com o blog. 

 O economista já havia feito estudos técnicos para mapear a a demanda e o interesse pelos projetos ofertados pelo governo Dilma.

Agora, a consultoria de Gesner Olivieira já está refazendo as análises mas ele já tem alguma noção do resultado.


“Dos R$ 198 bilhões que tinham sido anunciados pela Dilma, R$ 70 bi faziam sentido porque os estudos mostraram demanda, interesse privado e suporte técnico ao projeto.

Nós fizemos naquela época e vamos fazer para os projetos 25 de agora. “Precisamos esperar um pouco mais de detalhes, mas deve ser alguma coisa da mesma magnitude”, explicou o economista.

Mesmo com “aquecimento” do ambiente politico, há interesse pelo Brasil ele deve se manter.

E não é uma avaliação partidária ou ideológica. Os investimentos que estão se preparando para desembarcar aqui são de longo prazo, para mais de cinco anos. Na conta dos investidores, três pontos são levados em consideração: preço, custo e risco.

ALI BÁ BÁ BRASILEIRO O SUPER DEUS PARA OS CORRUPTOS
O resultado desta equação está cada vez mais positivo para o Brasil. Apesar da fragilidade das acusações contra Lula, como muitos analistas políticos apontam, a interpretação do setor financeiro leva em consideração o fortalecimento das instituições brasileiras – da justiça, especialmente.

Mercados.

Logo na abertura dos mercados, a moeda americana operava em queda e a bolsa de valores subia.

Mais para o final da manhã, o dólar virou e passou a operar em alta. A explicação está lá fora com a expectativa pelos recados do FED, o BC americano e também do BC do Japão, sobre o que pretendem fazer com as taxas de juros de seus países. Esta volatilidade deve se mantiver até, pelo menos, a próxima semana, quando o FOMC, o Copom dos EUA, faz sua reunião.


Fonte: G1 – DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário