sábado, 4 de fevereiro de 2017

AÇÕES DE GOVERNO IDENTICAS AO "DÊS" GOVERNO LULA/DILMA









MOREIRA DIZ QUE INTENÇÃO DA NOMEAÇÃO FOI SÓ FORTALECER PRESIDÊNCIA.

Nomeado para a Secretaria Geral, ele ganhou status de ministro, o que faz com que só possa ser investigado na Operação Lava Jato com autorização do Supremo Tribunal Federal.

O novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco, afirmou nesta sexta-feira (3) que sua nomeação para a pasta não teve outra intenção que não a de "fortalecer" a Presidência da República.

Moreira Franco é filiado ao PMDB, já foi governador do Rio de Janeiro e também comandou a Secretaria de Aviação Civil.
Antes de ser empossado ministro, atuava como secretário do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Com a nomeação, o peemedebista ganha status de ministro e passa a ter prerrogativa de foro privilegiado.

Ele foi citado em delação do ex-vice presidente da Odebrecht Cláudio Melo Filho, no âmbito da Operação Lava Jato, como beneficiário do esquema de corrupção.

Como ministro, qualquer investigação e possíveis processos precisam de análise e autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Não foi com nenhuma outra intenção se não a de dar mais eficiência, de dar mais força, mais material, conteúdo à ação do presidente e da presidência”, afirmou Moreira Franco após a cerimônia de posse.

Em entrevista a jornalistas, Moreira foi questionado sobre se a nomeação se assemelhava com o caso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que, também investigado, chegou a ser indicado à Casa Civil pela então presidente Dilma Rousseff.

À época, oposicionistas do governo petista acusaram Dilma de ter tentado blindar Lula de investigações. Os dois ex-presidentes, além de outros políticos, são investigados por tentativa de obstrução da Justiça.

“Há uma diferença muito grande”, disse o ministro. Ele argumentou que no caso de sua nomeação, há a necessidade de que a presidência seja fortalecida.


“Não há absolutamente nenhuma tentativa de resolver uma crise política, um problema político, porque nós não estamos vivendo crise política”, disse. “O governo acaba de dar uma demonstração de pujança, de força, de autoridade”, completou o ministro.

'Formalização'

Ao dar posse a Moreira Franco, o presidente Michel Temer afirmou que a iniciativa é “apenas uma formalização”. Na avaliação do presidente, o antes secretário do PPI já atuava como um ministro na prática.

Segundo Temer, Moreira “sempre” foi chamado de ministro, mesmo quando era secretário-executivo.

O presidente citou que em viagens internacionais da comitiva presidencial o novo ministro chefiava delegações com ministros de outras pastas.

“Interessante que ao longo do tempo, o Moreira sempre foi chamado de ministro embora fosse apenas tipo um secretário executivo.

Eu via nas viagens internacionais que fizemos, ele até chefiava delegações de ministros que nos acompanharam e foram por conta própria a vários países para incentivar os investimentos que pudessem vir para o país.

Hoje, digamos se trata apenas de formalização, porque na realidade o Moreira já era ministro desde então.

“Agora ele vem, na verdade, acrescido de outras tantas tarefas”, declarou Temer.
Fonte: Agência Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário