domingo, 5 de fevereiro de 2017

DELAÇÃO EM CURSO







REDE DIZ QUE PEDIU AO STF PARA AFASTAR MOREIRA FRANCO DA SECRETARIA-GERAL.

Peemedebista tomou posse no ministério recém-criado nesta sexta (3); citado na Lava Jato, Moreira Franco passou a ter foro privilegiado. 

Para partido Rede, 'trata-se de uma artimanha' de Temer.

O partido Rede Sustentabilidade informou ter pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta sexta-feira (3) para afastar do cargo o novo ministro da Secretaria-Geral, Wellington Moreira Franco (PMDB-RJ).

O peemedebista é citado em delação da Odebrecht no âmbito da Operação Lava Jato e, por ter se tornado ministro, passou a ter o chamado foro privilegiado e, a partir de agora, só poderá ser investigado com autorização do Supremo Tribunal Federal.

Moreira Franco tomou posse na manhã desta sexta, em uma cerimônia no Palácio do Planalto comandada pelo presidente Michel Temer.

Questionado sobre o assunto após o evento, o ex-governador do Rio de Janeiro disse que a nomeação dele não teve outra intenção que não a de "fortalecer" a Presidência da República.

"Não há nenhuma tentativa de resolver crise política", diz Moreira Franco sobre nomeação.

Ao informar em nota que entrou com a ação no STF, a Rede argumentou que a nomeação de Moreira Franco "trata-se de uma artimanha" de Michel Temer para "proteger" o novo ministro das investigações.

"O porta-voz nacional da Rede, José Gustavo Favaro Barbosa, afirmou que a decisão de nomear Moreira Franco para a pasta é uma clara ação do governo para blindá-lo da força tarefa criada para investigar os escândalos de corrupção iniciados na Petrobras", diz a nota do partido.

Na cerimônia de posse, sem citar a Lava Jato, Temer disse que o novo status de Moreira Franco foi somente uma "formalização", uma vez que, como secretário-executivo da Programa de Parceria para Investimentos (PPI), o peemedebista já atuava como ministro - assista mais abaixo.

Repercussão.

A nomeação de Moreira Franco para a Secretaria-Geral da Presidência gerou repercussão no meio político.

O líder do DEM no Senado, Ronaldo Caiado (GO), aliado do Palácio do Planalto, por exemplo, divulgou uma nota na qual disse que a atitude do governo é "condenável".

"Se Moreira Franco fosse deslocado para um ministério, não haveria problema. Mas, se criar um ministério, é de uma infelicidade ímpar. Fica com cara de esperteza. Temer errou feio".


Além disso, o senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), que faz oposição a Temer, moveu uma ação popular na Justiça Federal do Amapá na qual pediu a suspensão da posse de Moreira Franco.
Fonte: G1 - DF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário