quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

EIKE PRESTOU DEPOIMENTO A PF







EIKE BATISTA CHEGA À SEDE DA POLÍCIA FEDERAL PARA PRESTAR NOVO DEPOIMENTO.

Empresário e outros presos nas operações Calicute e Eficiência voltam a depor.

PF concluiu inquérito e indiciou, nesta terça, 12 pessoas investigadas na Operação Eficiência.

O empresário Eike Batista chegou à sede da Polícia Federal do Rio, na Zona Portuária, por volta das 9h20 desta quarta-feira (8) para prestar um novo depoimento.

O advogado de Eike, Fernando Martins, afirmou que a orientação ao empresário é a mesma. No primeiro depoimento, na sede da PF, Eike ficou calado. 

Ainda assim, o advogado declarou que ele vai esclarecer todas as acusações. "Ele foi chamado a prestar depoimento e vai esclarecer todo o necessário em juízo", afirmou Fernando.

Nesta terça (7), a Polícia Federal concluiu o inquérito da Operação Eficiência, que resultou na prisão de Eike e outros suspeitos. 

Doze pessoas foram indiciadas na investigação que apura autoria e materialidade pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa, corrupção passiva e organização criminosa. 

O relatório conclusivo do inquérito será encaminhado à Justiça, juntamente com todo o material produzido no decorrer das investigações.

Além de Eike, pelo menos, outros seis suspeitos de envolvimento com o esquema de corrupção durante o governo Cabral e presos nas operações Calicute, em novembro, e Eficiência, em janeiro, prestarão depoimento. 

Eike está preso na Penitenciária Bandeira Stampa, conhecida como Bangu 9, na Zona Oeste do Rio, desde o dia 30 de janeiro.
Também serão levados a depor o ex-secretário estadual de Obras do Rio, Hudson Braga; o doleiro Álvaro Novis; Ary Ferreira Filho, apontado como operador do ex-governador; o publicitário Francisco de Assis, o Kiko, e o empresário Flávio Godinho, braço-direito de Eike Batista na EBX, holding, e ex-vice-presidente do Flamengo.

De Eike, os investigadores entendem que ainda falta esclarecer alguns pontos da investigação. Há uma semana, no dia 31 de janeiro, o empresário esteve por mais de 4h prestando depoimento na PF. O seu advogado, Fernando Martins falou, na ocasião, que seu cliente não respondeu às perguntas e "que só falará diante do juiz.

Segundo Fernando Martins, Eike falou apenas que desconhecia a transferência de US$ 16,5 milhões a doleiros para serem repassados ao ex-governador Cabral.

Em depoimento, os irmãos Renato Hasson Chebar e Marcelo Hasson Chebar, operadores financeiros, desmentiram declaração dada por Eike Batista no ano passado de que jamais pagou propina ao ex-governador Sérgio Cabral.

Segundo os delatores, em 2010, Renato foi orientado a viabilizar o pagamento dos US$ 16,5 milhões a Cabral. Flávio Godinho, advogado considerado o braço direito de Eike, orientou Renato a fazer um fazer contrato de fachada entre as empresas Arcádia Associados S.A., de propriedade de Renato, e a Centennial Asset Mining Fund LLC, de Eike Batista.

Para justificar o repasse, os operadores disseram que mediou a compra de uma mina de ouro pelo Grupo X.

Cada um dos 12 indiciados no inquérito da Polícia Federal vai responder por diferentes crimes.

Por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa:

- Wilson Carlos Cordeiro dá Silva Carvalho
- Carlos Emanuel de Carvalho Miranda
- Luiz Carlos Bezerra
- Sérgio Cabral.
Por lavagem de dinheiro e organização criminosa:
- Sérgio de Castro Oliveira
- Álvaro José Galliez Novis
- Thiago de Aragão Gonçalves Pereira e Silva
- Francisco de Assis Neto
- Mauricio de Oliveira Cabral Santos.

Por organização criminosa:

- Eike Batista
- Flávio Godinho
Por lavagem de dinheiro:
- Suzana Neves Cabral.
Fonte: G1 – RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário